terça-feira, 22 de maio de 2012

Avaliação da Terapia da Fala

Ao contrário daquilo que eu esperava, e segundo a terapeuta da fala do CHCB, a Maria não precisa de terapia da fala. Mas essa não é uma resposta que me agrade e signifique que ela não tem atraso no desenvolvimento da linguagem. É uma resposta de quem acha que é normal uma criança praticamente parar de aprender palavras. Disse-me que isso é muito frequente nas crianças desta idade. Ao que eu respondi: Sim eu sei. Mas isso só é normal em crianças "normais". Será que uma criança que diz cerca de 10 palavras com quase dois anos, que tem paralisia cerebral e microcefalia não tem, a priori, atraso no desenvolvimento da fala?? Depois esta terapeuta disse que é quase certo que ela precisa de terapia, mas que é melhor esperar. Mas É MELHOR ESPERAR PARA QUÊ? Vamos deixar que o potencial de aprendizagem diminua para quê?? Não sei se é de mim, se os outros pais também se sentem assim, mas isto de acharem que "não vale a pena" deixa-me os cabelos em pé. Ás vezes sinto-me capaz de partir para a ofensa.

Na APCC, a Maria também já está indicada para avaliação da fala mas parece que as vagas são mais raras que as notas na minha carteira e provavelmente essa avaliação só chega em 2013. Parece-me completamente desajustado das necessidades reais.

Depois de tudo isto chegamos a uma conclusão: vamos fazer nova avaliação com outros terapeutas e decidir qual o melhor caminho. Claro que isto ficará por nossa conta, e uma vez mais teremos que pagar para compensar a incompetência da tanta gente que anda por aí.

No que respeita a outras formas de comunicação, estou um pouco mais descansada. A Maria entende tudo o que lhe dizemos, é capaz de apontar objectos e pessoas, e é muito expressiva a nível gestual. Segundo o terapeuta F. este último item é um excelente indicador.